quarta-feira, 14 de novembro de 2012

ENSINAR MATEMÁTICA COM JOGOS E BRINCADEIRAS

Os alunos do 4º e 5º anos aprendem brincando a solucionar as problemáticas desafiadas nos projetos ‘Brincadeiras e Jogos com Trilha’ e ‘Resolvendo Situações Problemáticas’.
Os alunos têm uma aula sobre as regras do jogo, como deve ser o procedimento e as problemáticas encontradas no percurso em todo o tabuleiro do ‘Brincadeiras e Jogos com Trilha’. Usando as operações para solucionar as questões, o aluno pode voltar duas “casas” ou assumir o comando da brincadeira avançando para as próximas fases.
Segundo a professora Andreia da Silva Rebouças, a brincadeira não foi fácil, só que agora eles usam a matemática a seu favor. “A ideia inicial foi trabalhar com os alunos da recuperação paralela e depois se estendeu para a sala de aula. Eles até levaram o jogo para brincar na hora do recreio”.
Os projetos buscam na brincadeira a compreensão da disciplina. Já que o desempenho foi positivo, novas propostas estão sendo elaboradas. Um dos recursos aplicado no ‘Revolvendo Soluções Problemáticas’ mostrou ao aluno Diogo Santos Campachi conceitos sobre o dinheiro. “Com as notas de papel de “mentira” aprendi a juntar o dinheiro e a compartilhar ideias”.
O projeto ‘Revolvendo Soluções Problemáticas’ adaptou recursos encontrados no jogo Banco Imobiliário para estimular o cálculo mental com auxílio de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro. “Trabalho com os estudantes e o que eles vivenciam no dia a dia”, conclui a professora Maria de Lourdes Lopes de Oliveira Borges.
IDEB – O último resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) mostrou que a unidade ultrapassou a meta projetada para 2015 (6.1), alcançando a pontuação de 6.2.
Veja algumas fotos:
                                   

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